Projecto Incafo

Imagem de Projecto Incafo

O QUE É O PROJETO INCAFO?

Projeto INCAFO tem como objetivo criar uma aplicação que irá identificar castas através da folha de videira.

A videira é uma espécie de uma enorme importância económica e social, não só na Europa, onde tem a sua maior expressão, mas também em numerosos outros países fora da Europa.

Em Portugal, a vinha assume uma importância acrescida, pois ocupa 2,1% do território nacional, e a influência do setor vitivinícola e das suas atividades adjacentes são muito profundas na economia, na sociologia e na cultura.

A vitivinicultura repousa habitualmente no uso de um grande número de variedades, que estão fortemente associadas a países ou a regiões vitícolas, pelo que se tornam importantes fatores de qualidade e de identidade desses países e regiões.

O número de castas cultivadas no Mundo está estimado entre 5.000 e 8.000, sendo usados 14.000 a 24.000 diferentes nomes para as identificar.

A identificação obtida pela ferramenta permitirá:

* Dotar os viticultores/viveiristas de uma ferramenta expedita para garantir a identidade varietal (casta/porta-enxerto);

* Melhorar o processo de catalogação de novas variedades;

* Garantir autenticidade e qualidade das plantas comercializadas;

* Contribuir para produção de vinho de melhor qualidade;

* Preservar variedades e produtos característicos de cada país e região vitícola;

* Controlar e detetar falsificações ou fraudes.

Este projeto está a ser desenvolvido em parceria entre a Vimétrica Agro, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV).

 

Cofinanciado por:

    

Projecto Incafo

Ficha Técnica